Pular para o conteúdo principal

10/12/09 - 08h27 - Desabamento no RJ

"Morador ouviu estalo e alertou vizinhos para risco de prédio cair"

Um estalo e poeira de cimento caindo das paredes. Esse foi o sinal para que um morador de um dos três prédios que ameaçam desabar na Rua dos Inválidos, no Centro do Rio, se levantasse na madrugada desta quinta-feira (10) e desse o alerta aos vizinhos para deixar seus apartamentos.

"Ouvi um barulho e a poeira de cimento começou a cair às 3h40. Desci até a portaria, peguei a chave e fui até o terraço. Lá, vi uma rachadura e avisei o síndico, que chamou os bombeiros. Na mesma hora, eles mandaram a gente esvaziar o prédio. Saí chamando as pessoas", contou.

Outro morador contou que há mais de 15 anos ocorrem alagamentos na rua quando chove forte na cidade e que a água pode ter infiltrado no solo e abalado a estrutura dos prédios. Ele reclamou também de uma obra grande que está sendo realizada próxima aos prédios.


O major Márcio Mota, da Defesa Civil municipal, afirmou que a Rua dos Inválidos é um ponto tradicional de alagamento na cidade e que a prefeitura está buscando resolver este problema. Segundo ele, as pessoas foram retiradas dos edifícios preventivamente e os engenheiros estão avaliando as rachaduras.

"A obra pode ter mexido com o lençol freático e também pode ser a causa das rachaduras que apareceram nos prédios", disse o major que acredita que a análise dos prédios deve ser concluída no final da manhã.

Ainda não há previsão de quando os moradores poderão voltar para os apartamentos para pegar seus pertences. Num dos prédios moram 68 famílias, no outro moram 24 famílias e o terceiro é um edifício de salas comerciais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Click no link para baixar o Livro: http://www.mediafire.com/view/?16pzfg8uigtmozm Esta obra cuida do dimensionamento de peças de concreto estrutural submetidas a solicitações tangenciais: forças cortantes e momento de torção. Nelas, as solicitações tangenciais são resistidas por diagonais comprimidas de concreto e por armaduras transversais tracionadas, e, no caso da torção, também por armaduras longitudinais tracionadas, As diagonais comprimidas de concreto usualmente devem atravessar regiões fissuradas por solicitações de flexão, e diminuem de forma aleatória a resistência do concreto à compressão. É por essa razão que acidentes estruturais, envolvendo o colapso de estruturas, quase sempre decorrem da ação de solicitações tangenciais. Por esse motivo, a possibilidade de ocorrência de estados limites últimos de solicitações tangenciais somente deve existir depois da ocorrência de estados limites últimos de solicitações normais, devidos a escoamentos de armaduras (ra

INTERESSANTE: Edifício avança sobre rua em Ceilândia, no Distrito Federal

Lote está escriturado, tem metragem correta e recebeu alvará da Terracap. Administração de Ceilândia diz que vai corrigir o erro de medição da área. Um edifício em obras em Ceilândia, no Distrito Federal, avança sobre a rua. A construção representa perigo para motoristas e pedestres. O dono da área diz estar dentro da lei. Ele mostrou que o lote é dele, está escriturado e tem a metragem correta. O documento recebeu alvará de construção da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). As marcas das medições da área ainda no asfalto comprovariam a explicação dele. Uma delas coloca o edifício dentro dos limites da calçada. Do outro lado da rua, a outra marcação está atrás do meio-fio, fazendo com que a calçada avance sobre a rua. A administração regional da cidade disse que vai corrigir o erro e arrumar a calçada.